segunda-feira, 18 de junho de 2012

Fundo DEMA tem representante na Cúpula dos Povos, o evento paralelo a Rio + 20

Matheus Otterloo, coordenador do Fundo DEMA, estará presente na Cúpula dos Povos de 17 à 23 de junho, representando o Fundo DEMA.
Matheus Otterloo

A Cúpula dos Povos  é um evento paralelo a Rio + 20 onde organizações da sociedade civil vão discutir temas relacionados à Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, começa nesta sexta-feira (15), no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

O nosso representante já tem agendado uma entrevista para a Rádio Mex Nacional da Amazônia, estará na Avaliação de Equidade Ambiental/AEA como instrumento de promoção de justiça ambiental e também participará da reunião sobre Marco Legal da Mineração.
 

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Fundo Dema lança edital com disponibilidade de até R$ 200 mil em financiamentos


Os projetos devem ser apresentados até 31 de agosto

O Fundo Dema abre mais um edital para que associações, cooperativas, comunidades organizadas e instituições sem fins lucrativos possam inscrever projetos requerendo recursos de até R$ 20 mil, não reembolsáveis. Os projetos terão uma contra-partida obrigatória de 20% do valor total requerido. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto. Organizações indígenas e quilombolas também podem participar.

Podem concorrer ao recurso organizações das regiões de abrangência do fundo, ou seja, Terra do Meio, Transamazônica, Baixo e Alto Xingu e BR 163, sendo os seguintes municípios: Alenquer, Almerim, Altamira, Anapu, Aveiros, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Gurupá, Itaituba, Jacareacanga, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Novo Progresso, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Prainha, Rurópolis, Santarém, São Félix do Xingu, Senador José Porfírio, Trairão, Uruará, Vitória do Xingu, Oriximiná, Faro, TerraSanta, Juruti, Óbidos, e Monte Alegre.


terça-feira, 5 de junho de 2012

Vagas para consultores temporários da Fase Amazônia/Fundo Dema

Está aberto o processo de seleção simplificada para contratação imediata e de prestadores de serviços autônomos para atuação como consultores na Equipe multidisciplinar do Fundo Dema/FASE Programa Amazônia. As inscrições foram abertas nessa terça-feira, 5, e seguem até o dia 10 de junho de 2012.
Os consultores contratados atuarão junto ao "programa de capacitação em elaboração, gestão, monitoramento e avaliação de projetos socioambientais",  no Projeto de Parceria Fundo Dema - Fundo Amazônia para o Uso Sustentável na Amazônia Paraense.

As vagas são destinadas aos profissionais da área de Ciências Agrárias: Engenharia Agrônoma, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental e áreas afins; e também Ciências Biológicas e áreas afins.

Os interessados devem acessar o edital de contratação no link abaixo e enviar currículos para o endereço eletrônico do Fundo Dema: fundodema@fase-pa.org.br

ACESSE: EDITAL DE CONTRATAÇÃO

Espera-se do profissional, entre outras habilidades, que tenha experiência em educação popular e atuação junto a comunidades tradicionais amazônicas (comunidades quilombolas, pescadores, ribeirinhos, extrativistas, indígenas), assentamentos, agricultores familiares e grupos, organizações e movimentos sociais (de mulheres, de jovens,  de artesões e artesãs, cultural, associações, rádios comunitárias, dentre outros).

sábado, 2 de junho de 2012

Fundo DEMA lança VIII Edital para comunidades no início de junho


Durante a reunião do Comitê Gestor do Fundo DEMA (CGFD), foi decidido que será lançado em Junho de 2012 o VII Edital para associações, cooperativas e comunidades. O fundo de 200 mil reais é oriundo dos rendimentos do capital fiduciário do Fundo Dema. A ideia do Comitê Gestor também é repetir este edital em 2013,2014 e 2015. Além dos editais, o CGFD reforçou o fundo de atendimento a pedidos pontuais com 50 mil reais e colocou mais 50 mil a disposição das sub-regiões para atender às emergências provocadas pelas enchentes.

Outro ponto debatido pelo Comitê Gestor do Fundo DEMA, na reunião realizada de 14 à 18 de maio, em Belém, foi a nova experiência iniciada ao fim de 2011, com a execução do projeto do Fundo DEMA aprovado pelo Fundo Amazônia, que trouxe 50 projetos socioambientais como resultado concreto do processo da motivação e capacitação desenvolvida pela equipe do Fundo DEMA e o Comitê Gestor, através de chamadas públicas e oficinas. Para garantir a continuidade deste resultado e dinamizar ainda mais o processo, o Comitê elaborou um processo de deliberação, monitoramento, avaliação e sistematização com cronograma estabelecido até o fim de 2012. Também foi dada atenção especial à licença ambiental, que é necessária para viabilizar estes projetos e foi decidido dar um encaminhamento coletivo junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, para articular melhor esta questão.

O Comitê Gestor do Fundo DEMA também se preocupou com a necessidade de bloquear a pretendida perniciosa reforma do Código Florestal e estabeleceu a sua representação que participará do evento da Cúpula dos Povos, que acontecerá no Rio de Janeiro, paralelamente a Rio+20, se engajando ainda mais na luta pela preservação dos povos no planeta terra.