sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Coordenadores e lideranças que participaram da oficina de Santarém falam sobre os desafios na elaboração dos projetos

Os coordenadores do Fundo DEMA e  lideranças que participaram da oficina de elaboração de projetos, que foi realizada em Santarém, de 23 a 27 de janeiro, falam sobre os desafios e as dificuldades que enfrentam, nos editais e chamadas públicas dos projetos ambientais do Fundo DEMA, Fundo Amazônia e Fundo Quilombola.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Fundo Dema encerra o primeiro ciclo de oficinas de capacitação em Itaituba e faz avaliação

Matheus Otterloo, coordenador do Comitê Gestor do Fundo Dema (Fase), analisa abaixo o ciclo de oficinas de capacitação do Fundo Dema, no âmbito do Fundo Amazônia e a consolidação das formações como instrumento de debates sobre justiça ambiental e climática.
Lideranças da coordenação do Fórum da BR-163

A oficina em Itaituba ocorreu de 7 a 10 de fevereiro no bonito hotel fazenda Maloquinha. Contou com 30 participantes representando sindicatos, associações comunitárias e outras formas organizativas presentes nos municípios do entorno de BR-163, abrangendo os municípios de Itaituba, Aveiro, Rurópolis, Trairão, Placas, Jacareacanga, além dos distritos de Moraes de Almeida e Castelo de Sonhos, todos, articulados pelo Fórum dos Movimentos Sociais da BR-163 e o Fórum Transgarimpeiro.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Licença Ambiental é um dos maiores desafios para os projetos socioambientais nas parcerias do Fundo Amazônia

Edvan  fala sobre os desafios e perspectivas
Durante oficina em Itaituba, em fevereiro, o coordenador do Fundo DEMA, Matheus Otterloo, entrevistou Edivan Carvalho*, técnico do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) que revelou as novidades sobre a aprovação do projeto do IPAM junto ao Fundo Amazônia e destacou ainda, como as dificuldades na aquisição das licenças ambientais podem ser os maiores entraves nas parcerias com o Fundo Amazônia.

Matheus: Edivan, foi uma grata surpresa te encontrar nesta ocasião da oficina de capacitação para elaboração de projetos sócio ambientais promovido pelo Fundo Dema na sua parceria com Fundo Amazônia. Assim pudemos contar com sua assessoria e aproveitar a sua longa experiência nesta área junto aos movimentos sociais. Estamos gratos por isso.
Além disto soubemos da aprovação do projeto do IPAM junto ao Fundo Amazônia e sua colocação como coordenador técnico local deste projeto. Pode nos contar algo sobre este projeto, seu conteúdo e localização?


Edvan: Car@s amig@s do Fundo Dema, da mesma forma foi uma grande satisfação reencontra-l@s e desde já gostaria de parabenizar por mais esta oficina de capacitação em elaboração de projetos. Esta ação mostra o compromisso socioambiental deste importante fundo para com as comunidades locais do território BR-163.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Veja os vídeos das oficinas de capacitação do Fundo DEMA

A jornalista Martha Costa fala sobre a oficina de capacitação em elaboração de projetos sócio ambientais que aconteceu em Santarém, no período de 23 á 27 de janeiro de 2012:



E agora veja um trecho da oficina de sensibilização para lideranças quilombolas do nordeste paraense, que aconteceu em Santa Maria do Pará:

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Oficinas debatem Fundo Quilombola como instrumento de Justiça Ambiental

Quilombolas mostram a importância de sua cultura
 Cultura de atuar coletivamente e com forte nível de organização. Essa foi a impressão geral sobre as 21 lideranças quilombolas que participaram da Oficina de Elaboração de Projetos Sócio-ambientais, promovida pelo Fundo Dema/Fundo Amazônia, em Santarém. O evento ocorreu entre de 22 a 26 de janeiro e envolveu participantes de 10 associações quilombolas, dos municípios de Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná e Santarém, no Centro de Formação da Ordem Franciscana Secular.

Faltando menos de um mês para encerrar as inscrições de projetos para concorrer aos recursos do Fundo Dema/Fundo Amazônia, as oficinas de elaboração de projetos estão a topo vapor e percorrem várias regiões da Amazônia Paraense. O prazo final de inscrição é 29 de fevereiro. Veja a chamada pública.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Fundo DEMA faz rodada de sensibilização para lideranças Quilombolas do nordeste Paraense

Lideranças quilombolas de Santa maria do Par
Lideranças quilombolas da regional nordeste Parense, participaram de uma rodada de sensibilização sobre as oriegens do Fundo DEMA e elaboração de projetos. A oficina aconteceu no início de janeiro em Santa Luzia do Pará.


As oficinas do Fundo DEMA/Fase, voltadas para o público Quilombola, tem o objetivo não só de divulgar as chamadas públicas e de assessorar na elaboração de projetos como acontece nas outras oficinas de projetos do Fundo DEMA. Angela Paiva, que é uma das educadoras do Fundo explica que esses momentos também são destinados a sensibilização das lideranças, “ falamos com eles sobre o significado do Fundo DEMA, como esse fundo se tornou uma conquista sócio ambiental dos movimentos sociais e debatemos sobre  noções de justiça  ambiental e Justiça climática justamente para construir coletivamente o aprendizado sobre as tematicas.”