sexta-feira, 11 de maio de 2012

Organizações de 13 municípios do Pará concorrem aos recursos do Fundo Dema/Fundo Amazônia

Visualizar Projetos SOB ANALISE Socioambiental Fundo Dema em um mapa maior

As 38 propostas de projetos socioambientais ao fundo geral serão analisadas até agosto


Organizações da sociedade civil de todas as áreas de abrangência do Fundo Dema enviaram propostas de financiamento de projetos à primeira “Chamada Pública Projetos Socioambientais”, com recursos do Fundo Amazônia. Foram 38 propostas de 13 municípios das regiões Transamazônica e Xingu, área de influência da BR-163 e Baixo Amazonas.
Os aprovados receberão até R$ 30 mil em recursos para implementação de projetos nas linhas de: fortalecimento da organização e capacitação socioambiental das comunidades; fortalecimento da organização e capacitação econômica das comunidades; e manejo sustentável de recursos naturais.

A análise do número de projetos enviados é positiva, conforme análise de Marysol Vinagre e Sônia Figueredo, responsáveis pela recepção e triagem inicial das propostas. O destaque ficou por conta do aumento de propostas enviadas por organizações dos municípios que integram o bloco de influência da BR-163 e região Baixo Amazonas, que pela primeira vez, em oito anos de Fundo Dema, superaram a quantidade de projetos oriundas da Transamazônica e Xingu que historicamente registravam maior participação.
Para a equipe de triagem do Fundo Dema, essa maior distribuição espacial de propostas é sinal de maior compreensão e adesão ao fundo. Outro fator que contou a favor dessa diversificação, além das oficinas de sensibilização realizadas, foi a entrada de novos atores como membros do Comitê Gestor, a exemplo dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém e Itaituba, do Fórum BR-163 e do Centro de Apoio a Projetos de Ação Comunitária (Ceapac), de Santarém. “Dessa forma, as informações sobre o fundo e suas regras chegaram mais qualificadas aos movimentos sociais dessas regiões, que também se sentem mais responsáveis e pertencentes ao processo, visto que também integram o comitê gestor”, comentou Marysol.
Resultado final dos projetos aprovados
Após a triagem inicial, encerrada em abril, todas as organizações e movimentos proponentes de projetos serão notificados e terão até 15 de junho para enviar documentações pedentes, caso necessário. A análise dos projetos para seleção dos aprovados será feita durante o mês de agosto pelas organizações que integram o Comitê Gestor do Fundo Dema e o resultado final, com lista dos aprovados, deverá ser divulgado até o dia 10 de setembro.
A partir de então, as organizações contempladas entram em uma nova etapa de qualificação, desta vez, em gestão total de projetos, com destaque à prestação de contas. Para o Fundo Dema, essa formação continuada é essencial para que os projetos tenham sucesso e as organizações proponentes sejam fortalecidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário