segunda-feira, 16 de abril de 2012

Fundo DEMA faz contribuição na Assembléia Geral do GTA

Rosa Godinho, do Comitê Gestor do Fundo Dema
Rosa Godinho, que faz parte do comitê gestor do Fundo DEMA, participou da VIII Assembléia Geral do Grupo de Trabalho Amazônico – GTA e fez um panorama sobre o clima no planeta, sua relação com a natureza e atuação do Fundo Dema.

O Fundo Dema, por meio de Rosa Godinho, do Ceapac, membro do comitê gestor, esteve presente na VIII Assembléia Geral do GTA, realizado em Santarém, entre 28 e 30 março. A contribuição do Fundo foi um debate que teve como foco ressaltar o papel estratégico da Amazônia, no mundo atual no contexto das mudanças climáticas e economia verde. Rosa fez uma explanação chamando atenção para os poucos esforços que são feitos para preservar as florestas e as populações tradicionais nelas vivem. 
 

De acordo com a apresentação de Rosa, a crise ambiental vem crescendo com uma rapidez que nem os cientistas conseguem explicar e os grandes projetos na Amazônia, assim como a grilagem, a mineração, o agronegócio, criação de gado e a exploração madeireira, só agravam os problemas enfrentados pelas populações locais e também geram consequências para o clima no mundo.

Nesse sentido, Rosa Godinho ressaltou que “é notável a necessidade de mudança no modelo atual de desenvolvimento e de uma série de atitudes para adaptação e diminuição dos impactos provocados pelas mudanças climáticas.” E dentro destas alternativas ela apresentou o Fundo DEMA, que trabalha dentro de um paradigma de Justiça Ambiental e Climática, visando fortalecer os movimentos sociais para promoção e proteção socioambiental. 
 
Ela acrescentou que Amazônia é considerada por todos como estratégica no equilíbrio ambiental do planeta, mas, nem por isto existem mecanismos para apoiar aqueles que a protegem e a usam de forma sustentável. Foi visto também que uma série de atitudes pode ser tomada para adaptação e diminuição dos impactos que as mudanças climáticas causam. Sabe-se ainda que mudanças mais profundas do modelo de desenvolvimento são necessárias. Não somente por conta da distribuição injusta dos impactos das mudanças climáticas, mas, principalmente pela busca de um mundo justo e sustentável.

Sobre o Fundo Dema, Rosa explicou que também capta doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, bem como ações que resultem na conservação e no uso sustentável do bioma. Além de contribuir efetivamente para redução das emissões de gases de efeito estufa, sempre para iniciativas coletivas, como cooperativas e associações dos povos da floresta.

Durante a Assembléia Geral GTA, a rede comemorou 20 anos de atuação e lutas e elegeu uma nova diretoria, que tem como presidente reeleito, José Rubens Pereira Gomes, da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA) – Regional Médio Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário