segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Fundo Dema encerra o primeiro ciclo de oficinas de capacitação em Itaituba e faz avaliação

Matheus Otterloo, coordenador do Comitê Gestor do Fundo Dema (Fase), analisa abaixo o ciclo de oficinas de capacitação do Fundo Dema, no âmbito do Fundo Amazônia e a consolidação das formações como instrumento de debates sobre justiça ambiental e climática.
Lideranças da coordenação do Fórum da BR-163

A oficina em Itaituba ocorreu de 7 a 10 de fevereiro no bonito hotel fazenda Maloquinha. Contou com 30 participantes representando sindicatos, associações comunitárias e outras formas organizativas presentes nos municípios do entorno de BR-163, abrangendo os municípios de Itaituba, Aveiro, Rurópolis, Trairão, Placas, Jacareacanga, além dos distritos de Moraes de Almeida e Castelo de Sonhos, todos, articulados pelo Fórum dos Movimentos Sociais da BR-163 e o Fórum Transgarimpeiro.

A oficina encerrou a primeira fase de implantação do projeto da parceria da Fase-Fundo Dema com o Fundo Amazônia. A sua tardia realização se dá com cerca de 15 dias da data final para apresentação de projetos socioambientais elaborados à secretaria do Fundo Dema, que é 29 de fevereiro. A demora ocorreu por diversos fatores, entre os quais, a tardia liberação do dinheiro pelo BNDES, após a aprovação do plano, e a greve dos funcionários do BASA.
Mesmo assim, a oficina se realizou num clima bem animado e num esforço coletivo bastante intensivo, produzindo sete propostas de projetos semi-elaborados com perspectivas reais a serem definidos nas comunidades antes do prazo final.

Deste modo Fundo Dema conseguiu concretizar nesta primeira fase cinco oficinas de capacitação em elaboração de projetos socioambientais, seguindo e socializando o roteiro acordado na parceria Fundo Dema - Fundo Amazônia.

Esse processo envolveu mais de 130 lideranças atuando em todas as três áreas de ação prioritária do Fundo Dema, ou seja, Altamira-Xingu-Transamazônica, Itaituba BR-163-Tapajós e Santarém-Baixo Amazonas.
Lideranças discutem as propostas de projetos.

Todas as oficinas indicaram que este primeiro passo de um longo caminho de três anos foi muito proveitoso. Um primeiro indicador, na expectativa da coordenação do Fundo Dema, será o total das propostas de projetos apresentados para concorrer ao financiamento e a apreciação da qualidade destes projetos nas etapas seguintes, que são o processo de habilitação a aprovação, previsto nos meses subseqüentes.

Além disto, as discussões travadas em volta do Fundo Dema como instrumento de justiça ambiental e climática, revitalizaram o significado de Fundo Dema tendo como indicador o significativo crescimento do quadro de voluntários se colocando a disposição como dinamizadores municipais.

Por meio das oficinas foi possível observar que cresceu a consciência da injustiça ambiental e climática como todos os seus desafios de combinar a luta pelos direitos DhESCA com a preservação da vida de todos e todas no planeta terra. Com tudo isso sentimos nos bastante recompensados nesta tarefa realizada e seguiremos bastante confiantes o caminho traçado!

Vale a pena ressaltar que paralelamente ao investimento realizado pelo Fundo Dema Geral,  também  está se finalizando o mesmo processo no seu apoio específico às comunidades quilombolas do Pará, articuladas pela Malungu. Nos próximos dias, também em Itaituba, se realizará a última oficina de capacitação deste ciclo e tudo indica que o resultado geral deste esforço se assemelhará em sucesso, ao geral do Fundo Dema.

Matheus Otterloo


Nenhum comentário:

Postar um comentário