domingo, 29 de janeiro de 2012

Oficina capacita lideranças comunitárias para elaboração de projetos em Santarém

Por Martha Costa, Santarém - Pará

Grupo da segunda oficina em Santarém
 Após o lançamento do edital da primeira chamada pública do Fundo Dema em parceria com o Fundo Amazônia, a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), Fundo Dema, realizou em Santarém uma segunda oficina para capacitação em elaboração de projetos socioambiental. Mais de 25 lideranças comunitárias de Almeirim, Monte Alegre, Prainha, Belterra, Mojui dos Campos e Santarém participaram da capacitação entre os dias 23 e 27 de janeiro, no Centro de formação Agrícola Francisco Roque, na região do Assentamento PAI Eixo Forte.
Segundo a coordenação da oficina, hoje um dos maiores entraves na elaboração de projetos por parte de organizações comunitárias não é a falta de conhecimento técnico das demandas de cada região, mas a burocracia e toda a papelada necessária para acessar os fundos. “A gente percebe nas oficinas que o problema não é escrever um projeto e sim conseguir estar legalmente formalizado como organização e também ter a licença ambiental, então há organizações criadas há cinco anos, mais que até hoje não possuem nem o CNPJ e nunca conseguiram uma licença ambiental do Ibama, da Sema ou mesmo de qualquer outro órgão ligado ao meio ambiente”, declarou Marysol Vinagre, primeira assistente do Fundo Dema.
Muitas idéias e projetos foram criados pelo grupo
Durante a oficina, dentro das temáticas priorizadas pela parceria Fundo Dema, Fundo Amazônia, o conjunto das lideranças comunitárias realizou uma tempestade de idéias em volta do manejo comunitário madeireiro ou não madeireiro, da recuperação de áreas degradadas, de conservação e uso sustentável da biodiversidade e do aproveitamento de produtos naturais para atividade econômica. E, em um segundo momento, os participes formaram grupos e elaboraram quatro projetos dentro do roteiro estabelecido pela parceria para à aprovação dos projetos socioambientais a serem encaminhados para o Comitê Gestor do Fundo Dema. 
Para os coordenadores do Comitê Gestor do Fundo Dema na região, Rosa Godinho e Manoel Edivaldo, a parceria do Fundo Dema/Fundo Amazônia, não significa a concordância com o mercado de carbono e a opção pela economia verde, que hoje se projeta nacional e internacionalmente na Amazônia. Ao contrário o Fundo Dema iniciou nesta parceria a sua luta para que o Fundo Amazônia se transforme em um instrumento de incentivo para a promoção de políticas públicas que garantam os direitos básicos das populações tradicionais,  quilombolas e povos indígenas.
Além da oficina realizada de 23 a 27 de janeiro a Fase realizou em Santarém de 9 a 13 do mesmo mês, outra oficina de capacitação para as lideranças dos municípios de Terra Santa, Faro, Juruti, Oriximiná, Óbidos, Curuá e Alenquer, visando a elaboração de projetos voltados à primeira chamada pública que iniciou em 18 de novembro e encerra em 29 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário